Blog

Por que o ganho de peso após os 40 anos parece inevitável?

*Essa matéria conta com a colaboração da médica Dra. Gabriela Castello Branco

Mudanças hormonais, desaceleração do metabolismo e estilo de vida impactam o peso, mas é possível manter a saúde com ações adequadas


Com o passar dos anos, muitas pessoas acreditam que ganhar peso se torna inevitável. Embora mudanças no metabolismo e na rotina realmente aconteçam, pode ser possível evitar esse quadro com ajustes adequados e acompanhamento médico.

Segundo a **Dra. Gabriela Castello Branco, Médica do Núcleo GA, existem alguns fatores que contribuem para essa percepção: “O metabolismo tende a desacelerar com o envelhecimento, por causa do declínio hormonal e da perda de massa muscular. Além disso, o estilo de vida após os 40 geralmente é mais ocupado, aumentando o estresse e a produção de cortisol, o que facilita o acúmulo de gordura. Também há fatores psicológicos que se intensificam nessa fase, como a ansiedade e a diminuição do cuidado pessoal". 

Outro ponto importante que a Dra. Gabriela destaca são as mudanças hormonais que ocorrem nesse período. A partir dos 35-40 anos, tanto homens quanto mulheres começam a apresentar sinais de declínio dos hormônios sexuais, o que pode impactar diretamente na qualidade de vida e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, neurológicas, metabólicas e de condições multifatoriais, como a obesidade. A médica do Núcleo GA acrescenta que a função da tireoide também pode diminuir, resultando em hipotireoidismo, além da redução na produção do hormônio de crescimento (GH), que influencia a composição corporal e a força muscular.

Apesar dessas mudanças, emagrecer de forma saudável após os 40 anos é possível ao adotar estratégias, como:
  • Controle de porções;
  • Ajuste de macronutrientes; 
  • Variedades de micronutrientes; 
  • Redução de alimentos processados; 
  • Prática regular de exercícios de resistência e aeróbicos;
  • Sono de qualidade;
  • Gerenciamento de estresse; e 
  • Acompanhamento médico regular.

A Dra. Gabriela orienta a atenção a sinais que podem indicar causas clínicas para o ganho de peso, como mudanças rápidas na balança, cansaço excessivo mesmo após descanso, alterações no ciclo menstrual, ondas de calor, mudanças de humor, diminuição da libido, sintomas gastrointestinais, e aumento repentino do apetite, especialmente por carboidratos. Esses sintomas podem sugerir desequilíbrios hormonais ou metabólicos que merecem investigação.

Sobre a ideia de que o metabolismo "desacelera" com a idade, a Dra. Gabriela confirma que isso realmente ocorre. Contudo, reforça que é possível reverter esse quadro por meio do ganho de massa magra, do equilíbrio hormonal, da boa hidratação, da qualidade do sono e do gerenciamento do estresse.

Com informação adequada, orientação profissional e mudanças no estilo de vida, é possível envelhecer com saúde, manter o peso sob controle e preservar a qualidade de vida em todas as fases.

**Dra. Gabriela Castello Branco - Médica 
CRM-SP 190285 | CRM-RJ 1050125