Blog

Nova exigência da Anvisa: retenção de receita para canetas com agonistas de GLP-1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova medida que altera a forma de prescrição e venda dos medicamentos conhecidos como "canetas emagrecedoras", como Ozempic®, Wegovy®, Saxenda® e Mounjaro®.

A partir da publicação da atualização no Diário Oficial da União, a venda desses medicamentos só poderá ser feita mediante retenção da receita médica – ou seja, uma das vias da receita ficará com a farmácia. Essa regra já vale, por exemplo, para antibióticos e outros medicamentos sob controle especial.

Por que a medida foi tomada?

O uso crescente desses medicamentos fora das indicações aprovadas – especialmente com finalidade estética e sem acompanhamento médico – acendeu um alerta nas autoridades sanitárias. Dados de farmacovigilância indicaram um aumento expressivo na notificação de eventos adversos, principalmente no Brasil, o que motivou a Anvisa a intervir para proteger a saúde da população.

Quais medicamentos serão impactados?

A medida abrange todos os medicamentos agonistas do receptor GLP-1, indicados para o tratamento de diabetes tipo 2 e/ou obesidade. São eles:
  • Ozempic®, Wegovy®, Rybelsus®, Extensior®, Povitztra® (semaglutida)
  • Mounjaro® (tirzepatida)
  • Saxenda®, Victoza®, Xultophy®, Lirux, Olire (liraglutida)
  • Trulicity® (dulaglutida)
  • Soliqua® (lixisenatida + insulina glargina)

Como será a nova prescrição?
 
  • A receita deverá ser emitida em duas vias
  • Uma via será retida na farmácia
  • A receita terá validade de 90 dias
  • A venda será registrada no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)

O que isso muda para o paciente?

Na prática, o paciente continuará tendo acesso ao tratamento — desde que com prescrição médica regular e acompanhamento profissional. A norma não impede o uso dos medicamentos quando clinicamente indicados, mas reforça o cuidado com a automedicação e o uso por estética, sem critério técnico.

Uso seguro e com orientação profissional

Esses medicamentos são importantes aliados no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2, mas devem ser usados com responsabilidade, critério clínico e acompanhamento regular. O Núcleo GA reforça a importância de conversar com seu médico antes de iniciar ou interromper qualquer tipo de tratamento.

Referências:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção de receita" – Publicado em 16/04/2025. Acesso: gov.br/anvisa

IstoÉ. “Além do Ozempic, veja quais medicamentos passarão a ter receita retida na farmácia”. Publicado em 16/04/2025.

Drauzio Varella. “Anvisa determina retenção de receita médica para canetas emagrecedoras como Ozempic e Mounjaro”. Coluna de Mariana Varella.