Blog
Emagrecimento: Como manter os resultados a longo prazo?
*Essa matéria conta com a colaboração da médica Dra. Carolina de Almeida
Entenda a importância do acompanhamento médico contínuo para manter o emagrecimento e evitar o efeito rebote em pacientes com obesidade
**Dra. Carolina de Almeida, Médica do Núcleo GA, explica que a dificuldade em manter o emagrecimento a longo prazo é comum na sociedade: “O ser humano foi programado para armazenar gordura desde os tempos das cavernas, quando era essencial acumular reservas para sobreviver a longos períodos sem comida durante eventos climáticos adversos.” Ela acrescenta que, após a perda de peso inicial, nosso corpo tende a recuperar o peso perdido. Para evitar isso, é essencial manter hábitos saudáveis.
No entanto, para pacientes com obesidade, uma doença multifatorial e crônica, o processo de emagrecimento pode necessitar de estratégias contínuas de cuidado para melhores resultados: “Hoje é amplamente conhecido, com base na literatura científica, que somente hábitos saudáveis, como dieta e exercícios, não são suficientes para o tratamento da obesidade. A intensidade do tratamento e os medicamentos utilizados podem variar, e por ser uma doença crônica, é necessário um acompanhamento médico contínuo”, finaliza a médica.
A interrupção do tratamento pode resultar no chamado “efeito rebote”, que é a recuperação do peso devido à falta de continuidade no tratamento e ajustes necessários, prejudicando os resultados do emagrecimento.
Para manter o emagrecimento a longo prazo, a Dra. Carolina sugere a supervisão médica regular: “No Núcleo GA, ajudamos os pacientes a retomar hábitos saudáveis através do tratamento de condições como questões hormonais, metabólicas e emocionais, regulando o metabolismo e auxiliando no emagrecimento”.
** Dra. Carolina de Almeida - Médica
CRM-BA 17082 | CRM-PE 21178 | CRM-DF 28605 | CRM-SP 245003 | RQE 19389