Blog
Cuidado personalizado na Medicina Esportiva: Conheça as estratégias do Núcleo GA
Dr. Lucas Rezende destaca que uma abordagem individualizada pode ser a chave para um tratamento eficiente*Essa matéria conta com a colaboração do médico Dr. Lucas Rezende
A medicina esportiva avançada é um campo da área médica que adota estratégias para manter os atletas saudáveis, melhorar seu desempenho e prolongar suas carreiras esportivas com foco no desempenho atlético. O **Dr. Lucas Rezende, Médico do Núcleo GA, esclarece que a especialidade oferece um suporte multidisciplinar: “A medicina esportiva avançada abrange o cuidado das esferas multifatoriais que envolvem a alta performance, indo além do treinamento físico”. Conforme Rezende, a área busca integrar aspectos como:
- Saúde mental;
- Nutrição;
- Recuperação muscular;
- Prevenção de lesões;
- Suplementação adequada;
- Equilíbrio metabólico e ajuste de possíveis deficiências nutricionais;
- Manejo do estresse oxidativo e mitocondrial gerado por altas cargas de treino e estresse; e
- O uso de tecnologias para maximizar o desempenho dos atletas de elite.
Entre os benefícios da medicina esportiva avançada, destaca-se a prevenção de lesões. Segundo o Dr. Lucas, o acompanhamento multiprofissional com educador físico desempenha um papel fundamental, alternando entre treinos de fortalecimento e mobilidade aliado às técnicas de fisioterapia conforme a necessidade do atleta, simultaneamente com ajustes na nutrição e suplementação. O objetivo é promover uma boa recuperação muscular e reduzir o estresse oxidativo e a sobrecarga causada por treinos intensos.
No Núcleo GA, médicos e nutricionistas colaboram em equipe para avaliar as queixas, objetivos e informações abrangentes sobre a saúde do paciente, levando em conta também seu estilo de vida: “A partir dessa análise, é traçada uma estratégia personalizada desde orientação alimentar, suplementação adequada conforme necessidades, além do suporte das terapias injetáveis que, quando indicadas, podem ser uma excelente estratégia na reposição parenteral (venosa ou intramuscular) de nutrientes e ativos específicos que contribuem na performance do atleta”, conclui Dr. Lucas Rezende.
**Dr. Lucas Rezende - Médico Núcleo GA
CRM-SP 181835