Blog

Combate à Sarcopenia: Conheça as abordagens do Núcleo GA para fortalecer a saúde muscular

Dr. Victor Magalhães explica como a perda de massa muscular pode afetar a autonomia e saúde dos idosos

*Essa matéria conta com a colaboração do Especialista Dr. Victor Magalhães 

A sarcopenia é uma patologia caracterizada pela perda progressiva de massa muscular, força e função física. O **Dr. Victor Magalhães, médico do Núcleo GA, explica que a doença pode impactar a qualidade de vida da pessoa: “A redução da massa muscular contribui para a deterioração metabólica, promovendo casos de obesidade sarcopênica e impactando a força muscular, além de prejudicar a funcionalidade do aparelho locomotor, o que influencia diretamente na autonomia e bem-estar.”

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos. O médico do Núcleo GA esclarece que a condição torna os idosos mais dependentes de cuidados e suscetíveis ao desenvolvimento de outras doenças associadas à falta de musculatura que podem causar baixa qualidade óssea, como a osteopenia e a osteoporose, as quais facilitam as quedas e fraturas, especialmente em mulheres. 

Para prevenir e combater a sarcopenia, é necessário manter uma vida saudável com a adoção de exercícios e uma alimentação equilibrada: “O melhor exercício para prevenção e combate da doença são aqueles que estimulam microlesões nos músculos e através do processo inflamatório geram o que chamamos de hipertrofia muscular. Os exercícios de força, como a musculação, são capazes de proporcionar  resistência à ação dos músculos e gerar estímulo ao crescimento da massa muscular”, complementa o Dr. Victor.

No núcleo GA, o paciente conta com uma abordagem individualizada que visa construir estratégias específicas para as principais necessidades de saúde. Inicialmente, o paciente passa por três avaliações, sendo elas médica, de composição corporal e nutrição. Em determinados casos, são solicitados exames complementares para serem instituídas estratégias terapêuticas para o estímulo da massa muscular. De acordo com o médico do Núcleo GA, durante o tratamento são esperados resultados positivos, como: melhora da disposição, vitalidade, capacidade de executar as atividades diárias com melhor qualidade e recuperação da força muscular, além de evitar a perda de autonomia e o comprometimento do aparelho locomotor. 
Para que o cuidado seja eficiente e duradouro, Magalhães explica que é necessário um acompanhamento constante da evolução da massa muscular, assim como da força muscular: “Sempre que for preciso, novas estratégias podem ser adequadas ao estado em que o paciente se encontra”.

**Dr. Victor Magalhães - Médico do Núcleo GA 
CRM-BA 29563 | RQE 24556